- Maurício Nicocelli Netto
Agricultura Digital no Paraguai
O Paraguai é um país localizado na América do Sul com uma população de 6,8 milhões de habitantes, grande parte do seu território faz fronteira com o Brasil, muitas pessoas ao redor do mundo apenas associam esse país com contrabando e tráfico de drogas na América do Sul, mas isso é um equívoco de um país com grande potencial industrial e agrícola.
Na semana passada tive o privilégio de conhecer o país e queria compartilhar algumas informações relevantes sobre o agronegócio local, o Paraguai tem vários títulos, é o sexto maior produtor de soja, o oitavo exportador de milho. É o maior exportador de açúcar orgânico do mundo e possui a 3ª maior frota de barcaças do mundo, atrás apenas dos EUA e da China e tudo em uma área equivalente a 4,8% do Brasil. O regime de chuvas e os solos são muito semelhantes aos solos dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, no entanto, ainda há uma grande área do Chaco paraguaio a ser explorado.
O maior exportador de eletricidade da América do Sul, o segundo país com maior retorno sobre o investimento na América Latina e o 10º no mundo.
A agricultura Paraguaia este ano terá uma área de 3,5 milhões de hectares de soja, soja segunda safra 900.000 hectares e milho segunda safra 800.000 hectares e outras culturas, como trigo, arroz e canola.
Nos dias 25 e 26 de outubro foi realizado na cidade de Ciudad del Este a Agro Conference, um dos maiores eventos técnicos científicos do Paraguai. Mais de 50 fazendeiros influentes participaram deste evento, onde foram discutidos tópicos como fisiologia vegetal, manejo de pragas, fertilidade do solo, tecnologia de pulverização e agricultura de precisão e agricultura digital.
A empresa Matrisoja que organizou o evento hoje atua em mais de 800 mil hectares de soja no Paraguai e uma das maiores empresas defensivos agrícolas do país.
A grande maioria dos produtores rurais do Paraguai são brasileiros, empresários entusiastas em tecnologias e com parque de máquinas muito moderno pelo fato do benefício na redução de impostos de importação.
A convite de Matrisoja, apresentei sobre o tema agricultura de precisão e agricultura digital exemplos de plataformas de sucesso no Brasil, gostei do alto nível de discussão com os agricultores sobre este tema.
Outros pontos que pude perceber nos dia que passei por la foram baixo custo de mão de obra, leis trabalhistas claras para ambos os lados e regime financeiro acessível, e regime tributário previsível baixo e moderado, todos esses fatores tornam o mercado atrativo para investimentos.
Vale a pena conhecer o Paraguai.