top of page
  • Maurício Nicocelli Netto

A Importância da Unidade de Tecnologia nas propriedades rurais do Brasil

Desde 2017 quando criei a MONAGRI meu objetivo sempre foi claro: ensinar grandes fazendas a trabalhar com tecnologia, e estamos nessa jornada há aproximadamente 6 anos, muitas tecnologias surgiram, muitas empresas cresceram e também desapareceram, mas sem dúvida tivemos várias evoluções no setor.


Atualmente quase todos os grandes grupos do estado do Mato Grosso tem pessoas específicas no setor, que nada mais é, o profissional responsável em retirar, processar e analisar os dados de máquinas, drones, sensores, imagens de satélites e muito mais.


O processo pode começar com simplicidade abrindo os dados de máquinas no Qgis, usando plataformas de empresas como AFS Connect (Case IH), ou PLM (New Holland), fazendo voos com Drones, gerando prescrições de milho com o VAlora da Bayer, usando o FieldView. Realizando o monitoramento de pragas e doenças com o FarmBox, e até mesmo fazendo prescrições de herbicidas com a Xarvio, esse universo de plataformas e possibilidades é enorme, e tem muito mais ocorrendo por ai.


No início víamos que começar o projeto com apenas um profissional era bem importante entretanto hoje sabemos que precisamos de mais de um profissional por fazenda, as tecnologias aumentaram, a demanda por profissionais também , e quando você tem apenas um profissional quando ele vai embora, perdemos muito tempo para refazer o que construímos.


No último levantamento que fiz ano passado, o Brasil tinha mais de 330 cursos de Agronomia, muito desses cursos não possui a disciplina de Agricultura digital na sua grade curricular, para mim vejo como uma grande oportunidade de ajudar na formação desses profissionais. Mas na minha visão já estamos sofrendo um apagão de mão-de-obra qualificada nesse setor, conheço vários grupos e empresas com vagas em aberto mas sem bons candidatos.


Viajei vários países como Estados Unidos, Israel, França, Alemanha, China, Austrália, Espanha, Inglaterra, Portugal, Japão e etc, e vi que com o aumento de conectividade que vem ocorrendo no Brasil, esse setor só vai crescer ainda mais. Novas profissões vão surgir e outras irão acabar. Então vejo que nunca é tarde para se reinventar.


No ano de 2023, vou abrir turmas de mentoria para profissionais, estudantes e até mesmo para quem queria entrar no setor. O que aprendi nessa jornada até agora é que ''Networking e conexões vale mais que dinheiro''.


Para quem tiver interesse : mauricionicocelli@monagriap.com ou no formulário de contatos.


Obrigado

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page